Embora o clima romântico domine o comércio e as redes sociais, o Dia dos Namorados no Brasil está longe de ter nascido por causa do amor.
A data, comemorada em 12 de junho, foi criada em 1948 como uma estratégia de marketing para aumentar as vendas em um dos meses mais fracos do comércio.
O publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr., criou a data a pedido de uma loja que queria melhorar os resultados, segundo a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP).
Além de ser uma época de vendas fracas, o dia 12 de junho foi escolhido por ser véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido na cultura popular como o santo casamenteiro.
A ideia deu certo, e logo outros lojistas aderiram à campanha. Hoje, o Dia dos Namorados é a terceira data mais importante para o comércio no Brasil, de acordo com o Sebrae.
Apesar de ser uma celebração importante para o comércio, o governo federal não considera a data feriado nem ponto facultativo.
É interessante notar que, em outros países, o dia para celebrar o amor é em fevereiro: o Valentine's Day.