Seja bem vindo ao nosso site Gandu FM!

No Ar
Notícias Atualizadas
Sine oferta empregos em 9 áreas em Macapá; veja as vagas para 17 de agosto
Covid-19, gripe e sarampo: saiba onde Macapá oferta vacinas em 17 de agosto
Começa campanha eleitoral no Pará; saiba como denunciar irregularidades
Orquestra promove festival com trilhas sonoras clássicas do cinema em Manaus
WhatsApp (73) 9 9976 -5088
Promoções
GANDU FM
Locutores
NOITE DE SUCESSOS
AGÊNCIA NACIONAL
LUIZ FERNANDO
KÁTIA SKARINY
PAULO SÉRGIO
ADAILTON SOUZA
Enquete
Nenhuma registro encontrado
Previsão de Tempo
Estatísticas

Visitas: 1342102

Usuários Online: 4

Brasil

Nem todo álcool funciona contra o coronavírus; saiba as diferenças... - Veja mais em https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/03/21/nem-todo-alcool-funciona-contra-o-coronavirus-saiba-as-diferencas.htm?cmpid=copiaecola

Álcool gel funciona no combate ao vírus, mas outros não

Publicada em 21/03/20 às 10:05h - 101 visualizações Rodrigo Lara Colaboração para Tilt

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Nem todo álcool funciona contra o coronavírus; saiba as diferenças... - Veja mais em https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/03/21/nem-todo-alcool-funciona-contra-o-coronavirus-saiba-as-diferencas.htm?cmpid=copiaecola

Ao lado da mistura de água e sabão, o álcool é um grande aliado para conter o novo coronavírus. Em gel ou líquido, ele limpa as mãos quando não é possível lavá-las e desinfeta objetos e superfícies ?o vírus da covid-19 sobrevive até três dias no ambiente. Mas é importante saber que nem todo álcool é eficiente, por conta da concentração da substância. Existem vários tipos de álcool. Os mais comuns são o etanol, que todo mundo compra para usar no dia a dia, e o isopropanol, mais conhecido por álcool isopropílico, usado na indústria e em laboratórios, mas que pode ser encontrada em farmácias, por exemplo.

"Para matar ou inativar microorganismos, o etanol é eficiente, mas apenas se usado em concentrações entre 60% e 80%", explica Laura de Freitas, doutora em biociências e biotecnologia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

Ou seja: álcool puro demais Não funciona: álcool 46% que costumamos usar para a limpeza da casa.

 Funciona: álcool gel higienizador de mãos com concentração de 70%... 

Ok, que o álcool diluído demais não seja eficiente faz sentido. Mas sabia que isso também vale para álcool muito concentrado?

Álcool puro evapora muito rápido, não dá tempo de matar ou inativar microorganismos. Uma vez que há água na mistura, ela aumenta o tempo necessário para que o álcool evapore, permitindo que ele aja sobre esses microorganismos Laura Freitas... 

Encontrar álcool líquido com concentração entre 60% e 80% à venda não é uma tarefa muito simples ?especialmente durante a pandemia. Neste caso, a recomendação para desinfetar superfícies é usar produtos de limpeza dedicados a essa tarefa:

Água sanitária 

Desinfetantes em geral 

Limpadores multiuso com cloro ou álcool

Detergente Sabão.

Como o álcool acaba com o vírus? O álcool precisa entrar em contato com os vírus e as bactérias. A partir daí, podem ocorrer dois processos: a dissolução de lipídios (gordura) e a desnaturação proteica, isto é, a exposição de proteínas a meios diferentes dos quais elas foram produzidas, gerando um efeito parecido ao de uma coagulação. 

"No caso do novo coronavírus, assim como outros, como o da gripe, há uma capa de gordura chamada envelope, que é dissolvida pelo álcool ou por detergente. Uma vez que isso ocorre, o vírus fica totalmente inativo, não consegue mais infectar ninguém", explica Freitas.

Já o tempo necessário para que o álcool faça efeito varia de acordo com a sua concentração. "No caso do álcool com concentração próxima aos 70% [a do álcool gel], o vírus leva entre 30 segundos e um minuto para ser inutilizado. No caso da limpeza das mãos, é o tempo suficiente para passar o produto e esperar evaporar"

Moléculas frágeis:

A diferença entre etanol e isopropanol está na construção da molécula: o primeiro tem uma molécula composta por dois átomos de carbono, seis de hidrogênio e uma de oxigênio, enquanto o segundo tem três átomos de carbono, oito de hidrogênio e uma de oxigênio. 

"Em ambos os casos, o álcool não sai puro e tem que ser destilado para chegar na concentração necessária", explica Luis Geraldo Cardoso dos Santos, professor de Química do Instituto Mauá de Tecnologia. Uma das principais características do álcool é a rapidez com a qual ela evapora. Não é exclusivo, mas é algo marcante da substância. "A maioria dos líquidos evapora. Recebendo o calor do ambiente, as interaçõ... 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
Blog do  Bozó Sul Bahia 1 - Notícias do Sul da BahiaGANDU LIVREGANDUZÃO

Copyright (c) 2022 - Gandu FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD