Acredite: o brilho que vem atraindo a atenção de crianças e de idosos (e os deixando completamente "hipnotizados") nas últimas semanas não vem da tela de um celular. É um experimento físico simples de ser reproduzido — um "pozinho mágico" que parece ter saído de um conto de fadas!
Antes que você se desespere com a lista de ingredientes, já adiantamos que são apenas três:
??Se você seguir as orientações abaixo e apagar a luz do ambiente, verá que se forma uma "chuva" dourada e iluminada dentro do copo. E ainda poderá aprender com o g1 conceitos como efeito Tyndall e espalhamento de luz.
Olhe só o tamanho do sucesso: entre os milhares de vídeos dessa trend postados nas redes sociais, há o de dois irmãozinhos brasileiros fascinados pelo "pó de pirlimpimpim" (mais de 3,5 milhões de visualizações) e o de uma senhora encantada com o efeito "mágico" (2 milhões de acessos).
Quer testar na sua casa também? Veja o passo a passo e entenda o que está por trás do mistério (não é feitiço, é física):
"O açafrão é uma boa alternativa, porque é um pó fino de baixa solubilidade e com uma boa densidade para dar o efeito esperado", explica Felipe Ribeiro, professor de física da Universidade Federal do Semiárido (Ufersa).
Sem contar que o tempero é de um amarelo vibrante (no escuro, dá um destaque impressionante).
Perceba que, ao ligar a lanterna do celular embaixo da base do copo, a luz passa direto pela água limpa (que é um meio transparente).
Como o pó de açafrão fica suspenso no líquido, a luz vai atingir essas partículas e ser espalhada para todas as direções. O nome desse fenômeno é Efeito Tyndall — o mesmo que observamos em festas, quando canhões de luz são apontados para a fumaça da pista de dança.
Mara Cristina Pane, superintendente de ensino da Fundação Bradesco, e Naãma Negri, gerente educacional da mesma instituição, dão sugestões para professores: que tal aproveitar o experimento para ensinar noções de física?
Segundo elas, é possível desenvolver os seguintes conceitos:
?Impossível não captar a atenção dos alunos com um efeito assim.