(73) 9 9976 -5088

NO AR

PAGOSHOW

gandufm.com.br

Brasil

Polícia Civil prende em SP suspeito de ataque hacker ao sistema que liga bancos ao PIX

Segundo os investigadores, ele é funcionário de uma empresa terceirizada do BC e deu acesso pela máquina dele ao sistema sigiloso do banco aos hackers que efetuaram o ataque.

Publicada em 04/07/2025 às 08:35h - 42 visualizações

por G1


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: G1)

A Polícia Civil de São Paulo prendeu na quinta-feira (3) um homem suspeito de envolvimento no ataque hacker que desviou milhões de reais de uma empresa que conecta bancos menores ao sistemas PIX do Banco Central.

ataque cibernético que afetou pelo menos seis bancos causou alvoroço no mercado financeiro na quarta-feira (2).

Segundo o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), o preso, João Nazareno Roque, é funcionário da empresa de tecnologia C&M e deu acesso pela máquina dele ao sistema sigiloso do banco para os hackers que efetuaram o ataque. Ele foi preso no bairro de City Jaraguá, na Zona Norte de São Paulo. A reportagem não conseguiu contato com a defesa dele.

De acordo com a polícia, ele confirmou informalmente que entregou a sua senha a outras pessoas para e as ajudou a ingressarem no sistema e realizarem as transferências via PIX.

Uma conta com R$ 270 milhões usada receber o dinheiro desviado já foi bloqueada. A investigação apura o envolvimento de outras pessoas.

A C&M que reportou às autoridades um ataque às suas infraestruturas. De acordo com a companhia, criminosos usaram credenciais, como senhas, de seus clientes para tentar acessar seus sistemas e serviços de forma fraudulenta. Isso permitiu o acesso indevido a informações e contas de reserva de pelo menos seis instituições financeiras.

 

O BC ainda não informou o nome de todas as instituições afetadas. Também não há confirmação oficial sobre os valores envolvidos no ataque, mas fontes da TV Globo estimam que a quantia pode chegar a R$ 800 milhões.

O que faz a C&M Software?

 

A C&M Software é uma empresa brasileira de tecnologia da informação (TI) voltada para o mercado financeiro. Entre os serviços prestados pela companhia, está o de conectividade com o Banco Central e de integração com o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SBP).

 

Na prática, isso significa que a empresa funciona como uma ponte para que instituições financeiras menores possam se conectar aos sistemas do BC e fazer operações — como o PIX, por exemplo.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete

Nenhum registro encontrado








.

LIGUE E PARTICIPE

73 9 9976 5088

Visitas: 1631907
Usuários Online: 5
Copyright (c) 2025 - Gandu FM
Converse conosco pelo Whatsapp!