Neoenergia Coelba reforça a necessidade de declarar aumento de carga
A declaração é fundamental para o planejamento do sistema elétrico e garante o fornecimento confiável de energia
Publicada em 08/02/2024 às 11:08h - 67 visualizações
por Repórter Bahia
Compartilhe
Link da Notícia:
Com a chegada do verão e aproximação do carnaval, há uma maior procura da população para adaptar estabelecimentos comerciais e casas de veraneios com novos equipamentos eletroeletrônicos. Em muitos locais também são produzidas festas ou grandes comemorações, com palcos e equipamentos de sons. Todo este aumento de carga precisa ser comunicado à Neoenergia Coelba com antecedência para que a distribuidora planeje o sistema elétrico com este volume adicional a fim de evitar sobrecargas.
"Percebemos que muitas residências se tornaram estabelecimentos comerciais, como pousadas e hospedarias. Com isso, as unidades adquiriram novos equipamentos para adaptar à nova demanda, a exemplo de aparelhos refrigeradores e ares-condicionados. Todo este consumo deve ser comunicado para que a empresa possa preparar a rede elétrica e atender a necessidade dos consumidores", destacou a gerente de Relacionamento da Neoenergia Coelba, Adriana Teodorio.
A comunicação pode ser feita por meio dos canais de atendimento da distribuidora, como o teleatendimento 116 ou lojas presenciais. Basta o consumidor apresentar a fatura de energia do titular da conta e informar a nova carga que será injetada, seja ela provisória ou definitiva. Caso o cliente não saiba exatamente a carga, ele pode informar o aparelho que será instalado e a distribuidora fará o cálculo necessário.
Com a sinalização, a Neoenergia Coelba irá analisar a carga que será injetada e verificar a configuração atual do sistema, analisando possíveis ajustes na rede elétrica para atender a demanda.
Periodicamente, a distribuidora realiza estudos para verificar oportunidades de investimentos e melhorias, aumentando a robustez do sistema elétrico. Com a sinalização de novas cargas, a empresa tem maior assertividade sobre as necessidades e fará os ajustes necessários para que o fornecimento de energia aconteça em regime de normalidade.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.